sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Homenagem ao poeta Manuel de Barros

Manuel de Barros Poeta Sul Mato Grossense esta sendo homenageado hoje sexta feira (20 de Agosto) com uma estátua sua na  Praça Pantaneira, localizada na esquina entre as ruas 25 de Dezembro e Barão do Rio Branco, no Centro. A praça que fica atrás da sede da Prefeitura também é conhecida como “Praça do Poeta”. Ela foi inaugurada em 2007, com estátua de animais típicos do Pantanal, construídas pelo artista plástico Levi Batista, que explicou o processo de construção da estátua inaugurada. “Foi feita de concreto e ferro, com tinta de resina para proteger a obra”.


Ele também fez a homenagem a Manoel. “Acho que uma pessoa ilustre como o poeta, deveria ser imortalizada. E eu dei a ideia ao prefeito Nelsinho que gostou e possibilitou esta homenagem em vida”, relata o escultor, conforme repassado pela assessoria.

De acordo com o prefeito, é motivo de muita alegria homenagear o poeta em vida. “Manoel de Barros é o maior poeta vivo do Brasil. Não poderíamos deixar de homenageá-lo. Com esta estátua, ele ficará imortalizado na lembrança dos campo-grandenses.”

Para a inauguração, foram construídos novos animais, três trilhas de concreto imitando madeira, espaço de convivência com novos bancos de concreto e mesinhas de centro. O banco do poeta foi instalado em estrutura também de concreto, com pé direito (distância do local mais baixo ao mais alto) alto e cobertura.

Manoel de Barros como escultura está como sempre busca estar na vida real, junto aos animais pantaneiros: a estátua fica entre onça pintada, tuiuiú com peixe no bico, três araras, dois tucanos, uma sucuri e duas capivaras, além da coruja, animal-símbolo do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário